15/04/2015 22:03 - Esportes
15/04/2015 22:03 - Esportes
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, criticou o percentual de recursos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) revertido para o esporte praticado nas escolas. Desde 2013, com as mudanças na Lei Pelé, 10% dos recursos públicos do Comitê Olímpico devem ser revertidos para o esporte educacional, enquanto 50% desses recursos podem ser gastos na manutenção do próprio Comitê.
Antônio Hora Filho participou de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara que abordou a realidade da atividade esportiva praticada nas escolas brasileiras. Segundo ele, o Brasil figura entre as maiores potências no ranking da Federação Internacional de Desporto Escolar, no entanto, a gestão do orçamento para a área ainda não é a ideal.

"Se o Brasil todo admite e reconhece que a base do esporte é a escola, todas as autoridades esportivas reconhecemque a gente tem de massificar o investimento na base que é o desporto escolar. No meu entendimento, nós precisamos inverter essa prioridade de investimentos, pois para manter uma entidade precisa gastar menos recursos do que para democratizar o esporte em todas as escolas do Brasil.”
A alocação de recursos para o esporte educacional ainda vai ser estudada em subcomissão da Câmara, conforme explica o sergipano Fábio Mitidieri, do PSD, autor do requerimento para o debate.
"A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) veio preparada para apresentar qual é a realidade do desporto escolar no Brasil e vai ser de suma importância para a subcomissão que vai tratar do desporto escolar para que a gente possa colher essas informações e ver qual o nível de recursos que hoje é aplicado dentro do desporto escolar, como estão sendo aplicados esses recursos."
Durante a audiência pública na Comissão do Esporte, representantes de federações esportivas do Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais ressaltaram o diferencial do desporto educacional: uma atividade que privilegia o bem-estar em vez da competitividade.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.