23/03/2015 17:18 - Administração Pública
23/03/2015 17:18 - Administração Pública
A comissão externa responsável por fiscalizar as obras de transposição das águas do rio São Francisco ouve o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e diversos representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em audiência pública marcada para esta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados.
O autor do requerimento para a realização da audiência pública e coordenador da comissão externa, deputado Raimundo Gomes de Matos, do PSDB Cearense, reclamou de falta de sintonia nas ações dos governos federal, estaduais e municipais para a integração da bacia hidrográfica.
"O fato é que precisamos ouvir o ministro [Gilberto Occhi], pois há muitos trechos que já foram construídos e estão totalmente abandonados. Precisa fazer recuperação de trechos. E nós dessa comissão externa (...), após ouvir essas autoridades, iremos in loco ver, efetivamente, o que está acontecendo".
Na última terça-feira (17), a comissão ouviu explicações sobre o atraso nas obras apresentadas pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Guillo; e de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.
Gomes de Matos aproveitou a presença dessas autoridades para pedir estudos que alterem a vazão atual prevista da obra, que é de 26,4 metros cúbicos por segundo. Segundo ele, essa vazão seria suficiente apenas para o consumo humano e não daria conta para os projetos industriais e agrícolas que estão em andamento em vários estados.
Já o relator da comissão, deputado Odorico Monteiro, do PT cearense, contestou essa avaliação, dizendo que é uma afirmação precipitada e que carece de maiores estudos.
Diante dessa polêmica, Gomes de Matos voltou a afirmar que é necessário conhecer as questões ambientais e os programas envolvendo a obra. Ele adiantou que, na próxima etapa de agenda, a comissão ouvirá representantes do Tribunal de Contas da União [TCU].
"Porque há relatórios do TCU de questões de superfaturamento [envolvendo] a obra. O fato é que essa obra não possui previsão concreta [de término]. A cada período eleitoral a obra acelera."
A audiência pública para ouvir o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e representantes da Codevasf está marcada para esta terça-feira, às duas e meia da tarde, no Plenário 12.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.