23/03/2015 15:06 - Educação
Radioagência
Universitários vêm conhecer funcionamento da Câmara
Estudantes universitários de todo o País estiveram na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (23) para conhecer o funcionamento da Casa e a forma de atuação dos parlamentares. A visita é parte da primeira edição deste ano do Programa Estágio-Visita de Curta Duração e se estenderá até o final da semana, com várias atividades programadas, como debates, encontro com deputados e simulação dos trabalhos da Casa.
Nesta segunda, os estudantes assistiram à aula sobre "O papel institucional da Câmara no Estado Brasileiro". O evento contou com a presença do segundo secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier, do PSD do Rio de Janeiro. Para o parlamentar, o programa ajuda na formação do estudante e a aumentar a interatividade da Casa com o cidadão.
“Essa juventude chega aqui, nesse momento, cheia de ideias, participando, debatendo, se conscientizando e conhecendo acima de tudo o trabalho do deputado federal, conhecendo nosso trabalho nas comissões, conhecendo nosso trabalho através das frentes parlamentares, no Plenário da Casa, debatendo, sabendo como funciona todo o processo legislativo, através de nosso projeto bicameral, que vai as coisas pro Senado também. Lá eles também terão a oportunidade de conhecer também um grupo de senadores”.
Para alguns estudantes, o Estágio-Visita é uma oportunidade de conhecer mais sobre o dia a dia da Casa, como explica o aluno de Direito, Maurício de Oliveira, de Cuiabá, Mato Grosso: “Minha expectativa é conhecer a Câmara dos Deputados além do que a gente vê no dia a dia nos noticiários, nos jornais, nos comentários. É ver in loco o dia a dia, como funciona essa Casa de leis”.
Outros participantes, como a aluna do curso de Serviço Social Cássia Carvalho, de Salvador, Bahia, buscam um novo olhar para a política: “Como meu curso é um curso de direitos, eu vim para poder mudar o olhar que tem hoje a política. Além de ser meio dividida, as pessoas também não acreditam mais. E a gente tem que mudar essa visão, porque a política está dentro da gente e a gente precisa dela”.
Já o aluno do curso de Gestão Pública Diego Augusto, de Belo Horizonte, Minas Gerais, diz que veio à Câmara para "aumentar seu capital político".
"Ou seja, meu conhecimento e, a partir disso daí, implementar ações de controle social e ser um multiplicador de opinião no que tange à efetividade da ação política no nosso país."
Segundo o deputado Felipe Bornier , a Mesa Diretora estuda formas de dar oportunidade para mais jovens participarem do programa Estágio-Visita, que é realizado pela Câmara desde 2004 e tem oito edições por ano. Hoje, para se inscrever, os interessados devem solicitar a indicação a um deputado. Cada parlamentar pode indicar até dois jovens por ano, e as turmas de cada edição contam com cerca de 50 participantes.








