05/02/2015 17:53 - Direitos Humanos
05/02/2015 17:53 - Direitos Humanos
Mais uma proposta para a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito foi protocolada na Câmara dos Deputados.
A quinta CPI dessa legislatura quer investigar a violência contra os negros no Brasil.
Segundo dados da SEPPIR, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o homicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, em sua maioria negros e moradores de periferias.
O deputado Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais, apresentou o requerimento para a instalação da CPI. Ele explicou que o objetivo da comissão é investigar porque de 60 mil homicídios anuais no Brasil, 80 por cento têm como vítimas jovens negros.
"Nós precisamos dar visibilidade a esse problema no país. Nós precisamos encontrar políticas públicas para não permitir que nenhuma vida seja tirada. O que está acontecendo no Brasil é um genocídio em relação aos jovens negros nesse país. E é um tema que infelizmente não é um tema nacional."
A instalação das CPIs depende do presidente da Câmara. Na terça-feira Eduardo Cunha, disse que vai cumprir o Regimento Interno e instalar as cinco primeiras CPIs protocoladas. Este é o número permitido pelo regimento da Câmara para funcionamento simultâneo de comissões parlamentares de inquérito. Para que a sexta comissão seja instalada, é necessário o encerramento de outra ou a aprovação de um projeto de resolução pelo Plenário.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.