10/12/2014 17:25 - Economia
10/12/2014 17:25 - Economia
A Comissão Mista de Orçamento aprovou o relatório de receitas do orçamento de 2015 com uma estimativa de arrecadação de 1,43 trilhão de reais. O total é quase 40 bilhões de reais menor que o do relatório preparado anteriormente pelo deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, que é o relator das receitas.
A redução atende os novos números apresentados pelo Ministério do Planejamento para o ano que vem com meta de superavit primário de 55,3 bilhões de reais. Ou seja, este é o total de receitas de impostos que será usado para abatimento da dívida pública. Paulo pimenta explicou as mudanças:
O ministério do planejamento também reduziu o crescimento da economia para o próximo ano de 3% para 0,8%.
O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, relator do orçamento de 2015, acredita que um acordo poderá viabilizar a votação do texto ainda este ano.
Jucá entregou hoje o relatório preliminar à proposta orçamentária. A ideia é votá-lo ainda hoje para abrir o prazo para a apresentação das emendas parlamentares ao orçamento. Depois, têm que ser elaborados e votados os relatórios setoriais e o relatório geral.
Para facilitar os cálculos da população, Romero Jucá arredondou o valor do salário mínimo para 790 reais a partir de janeiro. Até agora, estava previsto o valor de 788 reais e 6 centavos.
Deputados da oposição manifestaram disposição de "construir um entendimento" com o governo, inclusive para a votação da lei de diretrizes orçamentárias.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.