09/12/2014 18:34 - Política
09/12/2014 18:34 - Política
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse nesta terça-feira (09) que deputados têm que ser exemplo de comportamento. Ele se referia ao caso do deputado Jair Bolsonaro, do PP fluminense, que mais cedo ofendeu a deputada Maria do Rosário, do PT gaúcho, em Plenário.
"A Câmara não pode permitir esse tipo de comportamento. Tem que dar o exemplo aqui na relação, não só política como pessoal também."
A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), afirmou que o partido vai entrar com uma representação contra Bolsonaro:
"A Casa não pode ter entre seus quadros um deputado desse quilate e com esse grau de flagrante quebra de decoro parlamentar. Nós temos dois caminhos: representar na Câmara ou diretamente no Supremo. Estamos analisando qual o melhor caminho e vamos fazer ou um ou os dois. Vamos estudar do ponto de vista jurídico o que é mais curto e o que menos o protege"
A deputada Maria do Rosário falava sobre os trabalhados da Comissão Nacional da Verdade que irá entregar o relatório amanhã à presidente Dilma Rousseff. Em seguida, Bolsonaro discursou:
"Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias você me chamou de estuprador no salão verde e eu disse que não estuprava você porque você não merece. Fica aqui para ouvir".
Em reunião com a Mesa Diretora, Henrique Alves também comentou a proposta de aumento dos salários dos parlamentares. Ele disse que amanhã pretende se encontrar com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, para discutir o aumento para o Legislativo e o Executivo.
"Tem que ser uma decisão conjunta.Então, amanhã espero chegar a um entendimento, mas a nossa proposta é tão somente um reajuste da inflação dos últimos quatro anos".
A Mesa também apresentou proposta que define o número de cargos comissionados e de funções de confiança que cada partido terá direito na próxima legislatura. Pelo Projeto de Resolução a ser votado pelo Plenário, o PT e o PMDB terão direito a 114 assessores parlamentares. Partidos menores, que elegeram entre um e dois deputados, terão direito a apenas 2 assessores.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.