04/11/2014 17:33 - Direito e Justiça
04/11/2014 17:33 - Direito e Justiça
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (4) processos contra os deputados Afonso Florence, Rui Costa e Nelson Pelegrino, todos do PT baiano. Costa foi eleito governador da Bahia. Florence e Pelegrino foram reeleitos para a Câmara.
O pedido de investigação partiu do PSDB e do DEM. Os partidos se basearam em reportagem da revista Veja sobre o suposto envolvimento dos petistas no desvio de recursos destinados à construção de casas populares. O esquema, segundo a revista, seria responsável por desviar R$ 17,9 milhões do Fundo de Combate à Pobreza desde 2004, com a participação da ONG Instituto Brasil.
O presidente do conselho, Ricardo Izar (PSD-SP), afirmou que o colegiado vai escolher nos próximos dias os relatores para os pedidos de investigação por quebra de decoro. No entanto, Izar teme que os processos sejam arquivados.
"Na verdade estamos só cumprindo a agenda, montando o processo que no final sabemos que vão ser arquivados ao final da legislatura. Pois, se a defesa usar os 90 dias, passa da legislatura atual."
Mesmo arquivada neste ano, a investigação sobre quebra de decoro parlamentar pode ser reaberta no próximo ano de trabalhos do Legislativo, como explica Ricardo Izar.
"Algum partido tem de fazer uma representação ou algum parlamentar deve fazer representação à Mesa Diretora para ser reaberto o processo no Conselho de Ética. Ele não volta do zero, volta de onde a gente parou, mas tem de haver um pedido."
O Conselho de Ética adiou para a próxima semana (11) a votação do relatório sobre o processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ). Bethlem é acusado de desviar recursos quando era secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.