07/10/2014 17:37 - Política
07/10/2014 17:37 - Política
Passados poucos dias das eleições, o perfil da Câmara dos Deputados começa a tomar forma e as bancadas suprapartidárias a ser definidas. Levantamentos preliminares do Diap, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, dão conta de algumas categorias de parlamentares que voltarão com força, enquanto outras sofreram reduções significativas nas urnas.
Uma bancada que continuará expressiva em 2015 será a evangélica. A bancada, que começou a atual legislatura com 70 parlamentares, tem 52 deputados identificados até agora pelo Diap. O grupo, segundo o assessor parlamentar do Diap Antônio Augusto de Queiroz, deverá crescer e retomar o debate de temas como aborto, união homoafetiva e legalização da maconha.
"Mais importante do que o próprio número, embora vá ser maior, na minha opinião, é o ímpeto com que vem, a vontade com que vem esse segmento de enfrentar essa causa de modo muito contundente."
Um dos expoentes evangélicos da atual legislatura que continuará em 2015 é o Pastor Marco Feliciano, do PSC de São Paulo. Feliciano presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias em 2013.
Na contramão dos evangélicos, perdeu força na Câmara a bancada sindical, passando dos atuais 83 parlamentares para 46, segundo os dados do Diap. Trata-se de uma redução importante na avaliação do cientista político André Pereira César, com prejuízos para a pauta trabalhista.
"Isso mostra talvez que a representatividade junto a esses órgãos, sindicatos e similares, tenha de ser revisitada, revista. Mostra que o grande eleitorado não vê mais com aqueles olhos de pessoas e grupos capazes de solucionar questões, problemas e demandas."
No entendimento do assessor parlamentar do Diap Antônio Augusto de Queiroz, os sindicalistas não conseguiram se eleger em razão dos altos custos de campanha, cenário que tende a priorizar os empresários na corrida pela Câmara. Até agora, o Diap identificou 189 empresários eleitos, número que deve ultrapassar os 250.
O Diap está trabalhando ainda no levantamento de grupos de parlamentares ligados a outros temas, como a segurança, o agronegócio e o meio ambiente.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.