06/10/2014 17:39 - Política
Radioagência
Filhos e netos de políticos tradicionais são eleitos para a Câmara
Diversos filhos e netos de políticos tradicionais em seus estados foram eleitos deputados federais no último domingo (5).
É o caso da filha do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, Clarissa Garotinho, do PR, que foi a segunda deputada mais votada em seu estado. Em São Paulo, foi eleito pelo PSC Eduardo Bolsonaro, filho do deputado mais votado do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, do PP. Também em São Paulo, foi eleito Bruno Covas, do PSDB, que é neto do ex-governador Mário Covas.
No Amazonas, o deputado mais votado foi o atual deputado estadual Arthur Bisneto, do PSDB, filho do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Na Paraíba, Pedro Cunha Lima, do PSDB, foi o deputado mais votado. Ele é filho do senador Cássio Cunha Lima, que disputará no segundo turno o governo do estado.
Segundo o cientista político Juliano Machado Pires, em todas as eleições, parentes de políticos tradicionais são eleitos, mas neste ano o fenômeno foi especialmente expressivo:
"Pro eleitor isso faz algum sentido, porque você tem muito pouca informação sobre os candidatos a deputado ou vereador. As pessoas prestam mais atenção na disputa para presidente, governador, no máximo para senador. Deputado, você escolhe em cima da hora. Então, você busca alguém conhecido. E, com a pouca informação que você tem, o fato de ser parente de um político que você admira ou que já fez algo por você, facilita muito a escolha na hora H."
O cientista político também aponta que este ano foram eleitas menos celebridades para deputados do que na última eleição. Entre eles, está o cantor sertanejo Sérgio Reis, do PRB, que foi eleito deputado por São Paulo, puxado pela votação do ex-deputado e apresentador de TV, Celso Russomanno, que foi o deputado federal mais votado do Brasil. A bancada paulista também contará com outro artista, o palhaço Tiririca, reeleito pelo PR.
Também foi eleito por São Paulo Andrés Sanchez, do PT, ex-presidente do clube de futebol Corinthians. Outro ex-jogador de futebol que teve sucesso nas urnas foi o deputado licenciado Deley, do PTB, reeleito pelo Rio de Janeiro. A bancada de esportistas contará ainda com o ex-goleiro Danrlei de Deus, do PSD, reeleito pelo Rio Grande do Sul.
Já o deputado mais jovem do Parlamento será o agricultor Uldurico Junior, do Partido Trabalhista Cristão, o PTC. Aos 22 anos, ele foi o parlamentar eleito com menos votos na Bahia. Apesar da pouca idade e de pertencer a um partido que terá apenas dois representantes na Câmara, ele acredita que poderá contribuir para a renovação na política brasileira:
"Aos 22 anos, eu tenho obrigação de ser melhor, eu tenho obrigação de ser muito bom, eu tenho obrigação de ser diferenciado. Aos 22 anos é o que o povo esperou de mim: que não fosse a mesmice, que saísse da mesmice, que fosse algo diferente, uma luz no fim do túnel e é isso que eu quero para esse meu povo."
O deputado mais idoso da Câmara na próxima legislatura será Bonifácio de Andrada, do PSDB de Minas Gerais. Aos 84 anos, ele vai cumprir o seu nono mandato consecutivo na Câmara. Já o deputado com maior número de mandatos na Câmara será Miro Teixeira, do Pros do Rio de Janeiro. Ele cumprirá seu 11º mandato.








