23/09/2014 14:46 - Educação
23/09/2014 14:46 - Educação
"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Assim o prometo."
Coube ao jovem Carlos Henrique dos Santos Justino, de Mato Grosso do Sul, ler o juramento de posse dos 78 estudantes do projeto Parlamento Jovem. Os estudantes, de 16 a 22 anos de idade, foram selecionados entre 2.079 estudantes de todo o Brasil para o projeto que simula o funcionamento da Câmara dos Deputados ao longo de uma semana. Os alunos participam de debates e votações como se fossem deputados. Na sexta, vão votar em plenário os projetos apresentados.
O presidente do Parlamento Jovem 2013, William Ferreira da Silva, fez um pronunciamento em que ressaltou a importância do evento. Lembrando a edição anterior, ele afirmou que o Parlamento Jovem é uma experiência única na vida dos estudantes selecionados.
"Vocês foram os mais criativos, os que desenvolveram melhor as suas ideias, e convenceram tanto a coordenação regional quanto a coordenação nacional do Parlamento Jovem que vocês mereciam estar aqui e representar os estados de vocês."
Após a solenidade de posse, foi eleita a mesa diretora dos trabalhos. O estudante Pedro Renó Gama, de 17 anos, de Itajubá, Minas Gerais, foi eleito presidente do Parlamento Jovem 2014. Ele é aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio 19 de Março.
"Eu realmente espero estar representando bem esses jovens que... cara, se você conhecer cada um deles, você vê realmente o potencial de modificação, de transformação que a gente tem aqui é enorme."
Compõem a chapa eleita a vice-presidente do Parlamento Jovem, Manuella Valença, de Pernambuco, a primeira-secretária, Bruna Rayana, estudante cearense, e ainda o segundo secretário, José Djalisson, da Paraíba.
As propostas selecionadas para o Parlamento Jovem foram avaliadas por uma comissão de assessores da Câmara dos Deputados, que analisou os critérios de originalidade, justificativa e clareza. A quantidade de estudantes é proporcional ao número de deputados de cada unidade da Federação.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.