10/09/2014 14:52 - Política
10/09/2014 14:52 - Política
No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de brasileiros vão às urnas. O voto é obrigatório e, por isso, muitos vão de má vontade. Mas há um grupo de pessoas que vai de muito boa vontade, são pessoas que se ofereceram para passar o dia inteiro ao lado de uma urna: são os mesários voluntários. Desde 2004, um projeto incentiva o cidadão a trabalhar no dia das eleições. Quem adere ao programa Mesário Voluntário, uma iniciativa dos TREs, tem direito a duas folgas por dia trabalhado, o que inclui os dias para eventuais treinamentos. O voluntário também recebe auxílio-alimentação. Daniele Chalub gostou da experiência:
"Eu, particularmente, acho que é uma atividade de muita responsabilidade. Eu gostei muito de ter participado nos anos em que me envolvi, você vê as coisas acontecendo, né? E eu me sinto, esse acho que é um dos motivos pelo qual eu continuei sendo mesária, eu me sinto satisfeita de fazer parte desse processo."
O mesário ainda pode usar as horas trabalhadas nas eleições como créditos em atividade curricular complementar na universidade. Mais de 300 mil pessoas vão ajudar nas votações neste ano. E a participação dos voluntários é cada vez maior, como afirma a secretária de gestão de pessoas do TSE, Zélia Miranda:
"Nós estimamos que, neste ano, em torno de 50% dos mesários sejam voluntários e é possível que as pessoas se cadastrem através dos sites dos próprios TREs para trabalharem como mesários voluntários nas eleições."
O prazo para se inscrever como mesário voluntário terminou em junho e os inscritos que foram aceitos já foram comunicados. No entanto, a qualquer momento o interessado pode se inscrever no TRE de seu estado. Não podem ser mesários pessoas menores de 18 anos, candidatos ou parentes de candidatos a cargos eletivos naquelas eleições.
O programa Mesário Voluntário é uma iniciativa de cada Tribunal Regional Eleitoral. Se o TRE não tiver o programa, o interessado pode se colocar à disposição no Cartório Eleitoral para ser voluntário nas eleições seguintes. Outra vantagem em trabalhar como mesário é a preferência, prevista em alguns editais, na aprovação em concursos públicos em caso de empate. Mas isso depende do edital. Um projeto em tramitação na Câmara unifica esse procedimento e adota de vez a participação no processo eleitoral como critério de desempate (PL 4250/2012). A proposta está pronta para ser votada na Comissão de Trabalho.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.