16/06/2014 18:30 - Trabalho
16/06/2014 18:30 - Trabalho
O Plenário da Câmara dos Deputados vai analisar a proposta (PL 843/07) de limitar a três dias por ano o número de dias que o trabalhador poderá faltar ao serviço para realizar exames de prevenção do câncer.
O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Luiz de Deus, do Democratas da Bahia, afirmou que é possível que, em algumas situações, sejam necessários mais do que três dias num ano, mas acredita que nenhum empregador vai criar empecilho para o tratamento da sáude de seus funcionários. Ele destacou a importância da prevenção do câncer, especialmente porque alguns tipos, como o câncer do colo de útero ou de prostata, são curáveis.
"Tem uma importância fundamental a prevenção desses tumores porque são tumores se tratados precocemente, se for dado o diagnóstico no início da enfermidade, cura perfeitamente"

O ginecologista da Unidade de Ginecologia Oncológica Hospital de Base do Distrito Federal, Adalberto Xavier, disse que se houvesse um programa de rastreamento da doença adequado e que atingisse todas as mulheres na faixa de idade em que a doença costuma ter maior incidência, algumas doenças sequer exitiriam mais. É o caso do câncer de colo de útero, prevenível pelo exame de papa nicolau.
"Na detecção precoce o que a gente detecta é as alterações pré-cancerosas, pré-invasivas e os tratamentos dessas alterações são muito simples e muito eficazes. Então hoje a gosta de dizer que o câncer de colo de útero não precisava existir mais porque a gente conseguiria tranquilamente prevenir os casos de câncer de útero em quase 100% dos casos"
Mas o médico afirmou que é preciso deixar claro de que forma se comprovaria que o exame é de prevenção da doença.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.