09/06/2014 17:10 - Comunicação
09/06/2014 17:10 - Comunicação
Trabalho das Comissões Permanentes da Câmara deve se tornar mais interativo. O Laboratório Hacker debateu, nesta segunda-feira, formas de ampliar a participação social nas comissões. O Laboratório Hacker é uma iniciativa da Câmara que reúne programadores que trabalham com softwares livres para criarem aplicativos e sistemas digitais que aumentem a transparência do trabalho parlamentar.
No debate promovido pelo Laboratório Hacker, Daniel Shim que trabalha na Diretoria Geral da Casa sugeriu, por exemplo, que se fizesse a cartografia das redes sociais.
"É você identificar todas as pessoas que estão envolvidas em determinado tema. Por exemplo, você sabe quem são os principais atores na saúde pública, na educação, em temas que surgiram semana passada, hoje, então, você sabe quem são as pessoas e o que estão dizendo"
A secretária da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Alexandra Bittencourt , fala dos desafios e dos primeiros resultados da interação com o público pelas redes sociais, iniciada há um ano.
"Nós temos observado que a população começa a entender melhor o processo (legislativo). Começa a nos cobrar, nos cobrar muito. Inclusive, uma das grandes dificuldades que a gente enfrenta é a formação do servidor que está lidando com esse canal. Porque o twiter são 140 caracteres e é difícil colocar uma informação técnica em 140 caracteres, mas a gente já começa a ter o retorno para tomada de decisão, para avaliação da marcação de uma audiência pública, porque a medida que as pessoas participam, nos cobram, colocam temas que são candentes no debate da sociedade, nós pesquisamos na comissão, o que está lá, em que pé a matéria se encontra e o presidente toma a decisão"
A Câmara já investe também em outros mecanismos de participação popular, como o telefone 0800 619 619, pelo qual o cidadão pode tirar dúvidas e enviar sugestões; o portal na Internet, onde há enquetes sobre projetos em tramitação e é possível comentar notícias sobre a Câmara; e o E-democracia, página com diferentes ferramentas de interatividade, incluindo chats e fóruns sobre importantes temas em análise. Confira no site www.camara.leg.br.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.