06/06/2014 17:31 - Transportes
06/06/2014 17:31 - Transportes
A Câmara aprovou o Projeto de Lei (1542/11), do deputado Antonio Bulhões, do PRB de São Paulo, que obriga a instalação de temporizadores, uma espécie de cronômetro, em todos os semáforos com aparelhos detectores de avanço de sinal, conhecidos, popularmente, como "pardais".
Pela proposta, o temporizador marcará o tempo ao lado do semáforo e deverá alertar o condutor nas mudanças de sinais luminosos, tanto do verde para o amarelo, como do amarelo para o vermelho. Ainda de acordo com o texto, qualquer multa aplicada por avanço de sinal vermelho em semáforo sem temporizador será arquivada.

O deputado Antonio Bulhões justificou a implementação do novo modelo com base na pesquisa realizada pela especialista em engenharia e transporte da Universidade de São Paulo (USP), Luciana Maria Gasparelo.
Segundo a pesquisa, realizada nos municípios paulistas de São Carlos e Piracicaba, o número de acidentes em cruzamentos que haviam semáforos com temporizadores instalados, caiu 35 e 34 por cento, respectivamente.
O professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília, Paulo César Marques, afirmou que a proposta é prejudicial e que o semáforo deve ser respeitado, independentemente, das pessoas saberem quanto tempo falta para o sinal fechar.
"Criar essa obrigatoriedade (do temporizador)apenas nos semáforos que tem o detector de avanço de sinal é dar uma mensagem errada. É dizer aos motoristas que eles não precisam respeitar as indicações semafóricas, a não ser, quando tenha a informação de quanto tempo falta para abrir e para fechar, porque ali ele pode ser multado; pode ser penalizado".
O projeto, que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9503/97), foi aprovado na última terça-feira (3) em todas as comissões da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo, e se não houver recurso para ser votado em Plenário seguirá para o Senado.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.