20/05/2014 23:06 - Política
20/05/2014 23:06 - Política
O presidente da Mesa do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que terá até a próxima terça-feira (27) para indicar os nomes dos parlamentares da CPI mista para investigar a Petrobras. Segundo ele, a instalação da comissão deverá ser na próxima quarta-feira (28).
Para a oposição, o prazo de oito sessões da Câmara, cinco para indicação pelos líderes partidários mais três para indicação pelo presidente do Congresso, já foi alcançado, porque deveria ser contado a partir de 23 de abril. Nessa data, a ministra do Supremo Tribunal Federal - STF, Rosa Weber decidiu por uma CPI para investigar exclusivamente a Petrobras. O outro prazo aceito pela oposição seria de 24 de abril, quando foi publicada a decisão para criar a CPI mista.
A decisão de Renan foi de começar a contagem a partir da última reunião do Congresso, em 7 de maio.
O líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy, da Bahia, criticou a demora do PT na Câmara em indicar seus membros para a CPMI: "No dia 7, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, pediu aos deputados, os líderes, que indicassem os nomes. O único que não indicou, passaram-se 13 dias, e o PT não fez a indicação."
Segundo ele, é evidente uma articulação do governo para que a CPI mista não aconteça.
Para o vice-líder do Governo, deputado José Guimarães (PT-CE), o partido indicará os membros no tempo certo.
"A indicação será no último minuto do segundo tempo. Tem prazo regimental. A oposição não indicou os membros do Senado e não vamos fazer essa coisa mal-feita de não indicar ninguém."
O presidente do Congresso também pediu aos líderes da Câmara e do Senado para indicarem os nomes da CPI mista para investigar denúncias de irregularidade nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, depois de solicitação de Vicentinho. O pedido, apresentado pela base do governo, foi lido na sessão do Congresso há duas semanas.
Logo depois do pedido de Renan, o PSDB indicou os deputados Antonio Carlos Mendes Thame, de São Paulo, como titular, e Bruno Araújo, de Pernambuco, como suplente para a comissão. A CPI mista, que ainda precisa ser instalada, vai ser composta por 14 deputados e 14 senadores.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.