24/04/2014 21:02 - Direito e Justiça
Radioagência
Petrobras: Liminar do STF determina a instalação de CPI com foco na estatal
Representantes da base do governo e da oposição se declaram tranquilos com a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que determinou em liminar que o Congresso Nacional deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar exclusivamente as denúnicas de irregularidades na administração da Petrobras. Mas a base governista não desistiu de investigar as denúncias que envolvem seus adversários do PSDB e do PSB. Essa investigação pode ser feita via uma CPI específica ou mesmo na da Petrobrás. Eles confiam que o Plenário do STF poderá mudar a decisão da Ministra Rosa Weber ao julgar recurso que o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que fará.
O líder do PT, deputado Vicentinho, disse que o partido está tranquilo. Para ele, a confiança foi reforçada pela coerência entre os depoimentos da presidente, do ex-presidente da empresa e de um ex-diretor. Para Vicentinho, mesmo com nuances, todos os depoimentos deixaram claro que a decisão sobre a compra de Pasadena foi técnica, estratégica e de acordo com aquele momento. Mas ele disse que é fundamental a investigação sobre as denúncias contra a administração do Metrô paulista.
"Estamos tranquilos porque sabemos da segurança com que a Petrobras é administrada, do zelo, do crescimento desta empresa e não podemos limitá-la a um caso como o caso Pasadena. E vai ficar muito feio para a oposição tentar dizer que a presidenta Dilma é incompetente com algo que aconteceu em 2006 sem considerar o que ela está fazendo com o Brasil ao longo desses 4 anos"
O deputado Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná, afirmou que a decisão da ministra Rosa Weber não foi uma derrota, nem impede a investigação das denúncias contra a oposição.
"Essas outras investigações não estão proibidas, não estão vetadas. Se o govenro quiser fazer política, é simplesmente agora dar prosseguimento, seccionando e focando a investigação, por exemplo, do Metrô de São Paulo"
O líder da Minoria, deputado Domingos Sávio, enfatizou que a decisão da ministra fez valer o direito democrático da minoria, que é o de fiscalizar e investigar.
"Quem mais tem a disposição de fiscalizar é a oposição. Quem está no governo tá sempre preocupado em dizer está tudo bem, está tudo certo, deixa que nós mesmos do governo vamos resolver. e muitas das vezes vai jogar para debaixo do tapete. Então a oposição, numa democracia, tem a missão de fiscalizar"
O líder do Democratas, deputado Mendonça Filho, afirmou que agora não há mais como o governo evitar a investigação sobre a Petrobrás.
"Não tem mais manobra, porque a decisão do Supremo foi clara. E mesmo um recurso, um agravo regimental para o Pleno, não tem efeito suspensivo. A decisão da minisrtra Rosa Weber claramente determina a imediata instalação e funcionamento da CPI. E, neste caso, vale também para a CPI mista de Câmara e Senado"
Mendonça Filho disse que a o próximo passo é exigir do presidente do Senado, Renan Calheiros, a imediata instalação da CPI.








