14/04/2014 15:02 - Educação
14/04/2014 15:02 - Educação
Dezoito de abril é o dia Nacional do Livro Infantil, uma homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, precursor das histórias para crianças que valorizam a cultura brasileira. A data foi criada por uma lei aprovada pela Câmara dos Deputados - que agora analisa projetos de lei para fortalecer nos pequenos leitores o hábito da leitura.

Eles ainda estão aprendendo a ler mas, no Brasil, os pequenos leitores estão mais próximos dos livros que os adultos.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro mostrou que a média de livros lidos por crianças e adolescentes é superior à dos adultos. Enquanto o brasileiro lê em geral quatro livros por ano, essa média é de mais de 5 livros para crianças de 5 a 10 anos, quase sete livros por ano na faixa etária de 11 a 13 anos, e quase seis livros por ano entre os jovens de 14 a 17 anos.
Autor e ilustrador de mais de sessenta livros infantis, Jô Oliveira fala da importância deste contato precoce com a leitura. (sonora)
Jô Oliveira afirma que a literatura infantil vive um bom momento no Brasil, com a conquista de prêmios internacionais. Mas lembra da importância de democratizar o acesso a estes livros. (sonora)
Um projeto de lei em análise na Câmara fortalece a Política Nacional do Livro para incentivar a produção literária e o hábito da leitura entre os jovens. O projeto cria um Fundo Nacional Pró-Leitura que vai financiar iniciativas de produção, edição, distribuição e comercialização de livros - e que prevê, inclusive, a distribuição de vale-livros para alunos e professores das escolas públicas, para incentivar o consumo da literatura. A presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Alice Portugal, promete priorizar a aprovação do projeto. (sonora)
O projeto que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura está em análise pela Comissão de Educação.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.