09/04/2014 15:22 - Política
09/04/2014 15:22 - Política
A Comissão Externa criada para investigar denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina da companhia holandesa SBM Offshore aprovou, nesta quarta-feira (09), convite ao empresário Júlio Faerman para falar sobre o suposto recebimento de US$ 139 milhões da companhia holandesa.
A comissão também aprovou requerimento para ouvir o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que se encontra preso em Curitiba, para investigar se há alguma correlação entre o caso de Pasadena e a SBM Offshore. Outro convite aprovado foi do atual diretor da SBM no Brasil, Philippe Levy.

O deputado Luiz Alberto, do PT da baiano, disse que a comissão externa perde o sentido na medida em que a companhia holandesa já declarou que não houve propina a funcionários da Petrobras
"Essa comissão perde a sua razão de existir em função das declarações já feitas dadas oficialmente pela SBM que não identificou nenhum elemento que apontasse propina para funcionários da Petrobras. A própria Petrobras realizou uma comissão interna que investigou e discutiu e também não encontrou nenhum tipo de indício e, terceiro, está protocolado aqui na Câmara, vários pedidos de CPI incluindo esse tema da SBM Offshore. É a primeira vez que vejo uma comissão externa virar assessora de uma CPI."
Para o deputado Onyx Lorenzoni, do Democratas gaúcho, a comissão externa será um suporte importante para a CPMI da Petrobras.
"A ação que desenvolvemos aqui na Comissão Externa só vai aumentar a pressão para que a CPI saia. E nos temos plena consciência de que essa comissão externa vai abrir a investigação, vai em busca dos dados da relação com a SBM Offshore, mas vai, fundamentalmente, demonstrar de maneira clara que isso tem que ser ampliado. O conjunto de requerimentos, o conjunto de ações que a comissão externa de investigação da Petrobras vai produzir vai ser mais um argumento muito importante para que a CPI se instale."
A comissão externa vai solicitar informações de órgãos públicos sobre o andamento das investigações e aprovou ainda requerimento para incluir dois procuradores da Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria-Geral da República (PGR) na visita que a comissão fará à Holanda, ainda sem data definida.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.