02/04/2014 18:33 - Política
Radioagência
Oposição protocola requerimento para instalação da CPMI da Petrobras
Os deputados da oposição protocolaram nesta quarta-feira (02), na Secretaria Geral da Mesa do Senado, o requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar irregularidades na Petrobras. Ao todo 30 senadores e 232 deputados assinaram o pedido.

Por outro lado, os partidos da base do governo estão recolhendo assinaturas para uma CPMI ampla, que investigue, além da estatal brasileira, as atividades da Petrobras e do Porto de Suape, em Pernambuco; os contratos de trens e metrôs entre a empresa Siemens e os governos de São Paulo e do Distrito Federal; e convênios e contratos firmados por órgãos e entidades municipais e estaduais para aquisição de equipamento e desenvolvimento de projetos na área de tecnologia da informação com recursos da União.
Segundo o vice-líder do governo, deputado José Guimarães, do Ceará, o requerimento deve ser apresentado nos próximos dias.
"Já que a oposição pautou na agenda esse debate, nós queremos fazer esse debate mais amplo e mais consistente sobre todas as suspeitas que existem nesse setor. Portanto, para a bancada do PT ou é tudo ou é nada. A Petrobras eles já colocaram, e se é esse o jogo, vamos jogar com transparência , e, sobretudo, altivez, a bancada do PT não aceita esse dedo em riste de querer investigar a Petrobras, e os escândalos em São Paulo, em vários metrôs do País particularmente os cartéis, especialmente em São Paulo. E os problemas lá em Suape, em Pernambuco?"
O líder da minoria, deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, contestou a iniciativa da base governista. Para ele, o objetivo da CPMI ampla é tumultuar os trabalhos de investigação da Petrobrás. Sávio afirmou ainda que a oposição quer que o ex-diretor internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, deponha na CPMI.
"O razoável é que o presidente Renan Calheiros convocasse uma sessão extraordinária e pudéssemos apreciar esse requerimento e instalar de imediato, por que, veja bem, se o Nestor Cerveró vem aqui, mas vem quase que na informalidade, nós queremos ouvi-lo, mas queremos mais do que ouvi-lo, mas queremos agir, estamos falando de bilhões de reais, estamos falando de dinheiro desviado, de denúncia de corrupção, nós estamos falando de denúncia de Petrobrás, cujo ex-diretor, colega do Cerveró, está preso"
Após protocolar a comissão mista, o Senado encaminha o requerimento para a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados para conferência das assinaturas. Depois disso, o pedido fica liberado para ser lido na próxima sessão do Congresso, marcada para o dia 15 de abril. Até lá, deputados podem retirar ou inserir assinaturas.








