15/01/2014 18:07 - Política
15/01/2014 18:07 - Política
As integrantes da bancada feminina na Câmara dos Deputados acreditam que em 2014 será finalmente votada a proposta (PEC 590/06) de representação proporcional de cada sexo na composição nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. Em 2013, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, havia garantido que ela seria votada, mas a pauta ficou trancada por outras matérias.
Para a coordenadora da bancada, deputada Jô Moraes, do PCdoB de Minas Gerais, a proposta simboliza uma mudança necessária na vida política do País. Apesar de constituir 53% da população brasileira, as mulheres representam apenas 8,7% dos deputados e 13,5% dos senadores. O Brasil é o centésimo décimo nono país em reresentação feminina em uma lista de 146 países, acompanhados pela União Parlamentar. Em todo o mundo, a média é de uma mulher para cada cinco homens no Parlamento.
Em 2012, pela primeira vez uma mulher, a deputada Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, ocupou uma vaga na Mesa Diretora. Para Jô Moraes, a mudança na direção do Congresso é o ponto final do caminho da participação política da mulher e por isso o tema mais forte para a bancada hoje é "a mulher no Poder".
"Isso teria que se materializar desde a forma de campanha de filiação até a garantia institucional de que na Mesa dos Parlamentos garantisse pelo menos a presença de uma pessoa de cada gênero"
Jô Moraes afirma que a participação das mulheres nas mesas diretoras é simbólica, mas terá reflexo imediato na vida das mulhers brasileiras.
"A presença da mulher em espaços de poder cria objetivamente uma pressão e uma preocupação de que as temáticas relativas ao empoderamento da mulher, ao fortalecimento da mulher enquanto trabalhadora, cidadã possa ser parte da vida desta Casa, já que nós temos a maior dificuldade de votar os projetos que dizem respeito à vida das mulheres"
A proposta que prevê a participação proporcional de cada sexo nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado ou de pelo menos um representante de cada sexo modifica a Constituição Federal e precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado para entrar em vigor.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.