05/12/2013 19:04 - Política
05/12/2013 19:04 - Política
Valdemar Costa Neto renunciou ao mandato nesta quinta-feira, depois de ter a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal. Ele foi condenado a sete anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do mensalão.

A renúncia encerra qualquer possibilidade de processo de cassação do mandato pela Câmara. Coube ao deputado Luciano Castro (PR-RR) ler a carta de renúncia em Plenário. No documento, Valdemar alegou inocência.
Luciano Castro disse que o colega renunciou para não constranger os colegas em um eventual processo de cassação e que vai cumprir a sentença a ele imposta.
"Acaba o constrangimento do processo de cassação. A decisão de renunciar é uma decisão que ele já tinha tomado por não desejar submeter a Casa e os colegas ao constrangimento de uma votação em Plenário."
Ele é o segundo deputado a renunciar ao mandato depois de condenação no processo do mensalão. Nesta semana, o então deputado José Genoino também renunciou para evitar o processo de cassação. Hélcio Silva, do PT de São Paulo, deve assumir o mandato de Valdemar.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.