25/11/2013 20:29 - Educação
25/11/2013 20:29 - Educação
A Câmara dos Deputados comemora os 100 anos de Tomie Ohtake trazendo à cidade uma mostra de 12 gravuras em metal e uma pintura da maior artista plástica em atividade no País hoje. Nascida no Japão, Tomie veio para o Brasil em 1936 e começou pela pintura em 1950. Partindo da pintura figurativa, ela evoluiu para a arte abstrata e diversificou as técnicas para as gravuras e esculturas. Sua obra também se expandiu para grandes espaços públicos, ocupados por coloridas esculturas abstratas.
Ricardo Ohtake, filho da artista e curador da exposição que ficará até 26 de janeiro no Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, acredita que a mostra é uma chance para conhecer o trabalho recente de Tomie e também uma boa iniciação para quem ainda não a conhece.
"É uma coisa bem forte. É uma coisa, por outro lado, mais ou menos amena e é uma coisa que, por outro lado, tem certa tranquilidade. Então eu acho que é uma coisa boa para começar."
Ricardo Ohtake explicou que a série é um conjunto coeso formado pelas últimas gravuras feitas pela artista. E, apesar de serem de 2008, estão extremamente atuais do ponto de vista das inquietações artistas de Tomie no momento.
"A gente preferiu trazer esta última série porque ela levanta algumas questões que ela está enfrentando hoje na pintura, que é esta questão das curvas, como ela é usada. E também tem outra coisa: como aqui não é uma galeria de arte, é um gabinete de trabalho, a gente achou importante trazer peças que se sobressaíam."
A exposição “Tomie Ohtake: 100 anos” pode ser visitada nos finais de semana e feriados, das 9h da manhã às 5h da tarde. A visita guiada sai a cada meia hora e a entrada é franca.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.