18/10/2013 17:57 - Economia
18/10/2013 17:57 - Economia
Garimpeiros de Serra Pelada, no Pará, vieram à Câmara para reivindicar metade dos lucros com a exploração de ouro na região. Eles acusam a empresa de mineração canadense Colossus de não cumprir o contrato. Deputados defenderam a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar denúncias de irregularidades.
Em nota, a Colossus negou as denúncias e afirma que o acordo firmado com a cooperativa dos garimpeiros é legítimo, obedece à legislação brasileira, e foi referendado pelo Ministério de Minas e Energia. Acrescentou ainda que a cooperativa é remunerada com os depósitos feitos em juízo.
Pelo combinado em 2007, 51% dos lucros sobre a extração do ouro ficariam com a Colossus e 49% com a categoria, mas a empresa é acusada de repassar apenas 25% dos lucros para os garimpeiros. Também existe a suspeita de que há um ano antigos diretores da cooperativa receberam dinheiro para favorecer a mineradora.
O presidente da cooperativa de mineração dos garimpeiros de Serra Pelada, Vito Albarado, questiona por que só agora a Justiça decidiu intervir na cooperativa.
A empresa de mineração Colossus foi convidada para participar do debate, mas não enviou nenhum representante, o que foi criticado pelos parlamentares. O deputado Domingos Dutra, do SDD do Maranhão, defendeu a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso.
Na audiência pública na Câmara, cerca de 300 garimpeiros de Serra Pelada lotaram quatro plenários de comissões para reivindicar maior participação nos lucros da mineração.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.