13/10/2013 13:03 -
13/10/2013 13:03 -
Cinco comissões da Câmara dos Deputados se reúnem nesta terça-feira para discutir o conflito entre garimpeiros e a empresa canadense Colossus, que atuam em Serra Pelada, no Pará. Paralisados e acampados na mina, os garimpeiros querem que a empresa devolva à sua cooperativa, 25% dos direitos de exploração da mina de ouro e minério de ferro. Os garimpeiros denunciam que a empresa teria corrompido a diretoria anterior da Cooperativa de Mineração dos Garimpos de Serra Pelada para ficar com 75% dos direitos.
De acordo com o deputado Arnaldo Jordy, do PPS do Pará, que pediu a audiência pública, houve conivência de agentes públicos nessa manobra. Além dos parlamentares das cinco comissões, ele convidou representantes do Ministério das Minas e Energia, do governo do Pará, do Ministério Público do Pará, da Procuradoria da República, dos garimpeiros e da empresa:
"A expectativa nossa é que se possa chegar a um entendimento com a empresa, com o Ministério das Minas e Energia, com o governo do Estado do Pará, que se possa restabelecer o direito dos trabalhadores que foi aviltado"
O sindicato dos garimpeiros já anunciou uma marcha desses trabalhadores a Brasília para acompanhar a reunião, que acontece nesta terça-feira, a partir das 14h30.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.