18/09/2013 17:31 - Transportes
18/09/2013 17:31 - Transportes
A Câmara assistiu nesta quarta-feira ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Proprietários e Condutores de Veículos sobre Duas Rodas, que será coordenada pelo deputado Severino Ninho, do PSB de Pernambuco. A frente vai buscar a aprovação de propostas para reduzir o número de acidentes com motos e bicicletas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 17 países das Américas, o Brasil possui o segundo maior número de motociclistas mortos no trânsito a cada 100 mil habitantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 2001 e 2011, as mortes no país aumentaram de 3,1 mil para mais de 11 mil entre 2001 e 2011. No mesmo período, a frota brasileira de veículos de duas rodas cresceu 300%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares.
Além de lutar por um trânsito mais seguro para motos e bicicletas, a frente tentará facilitar a compra de motocicletas para os serviços de mototáxi, motofrete e motoboy. Para o líder do PSB, deputado Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul, ciclistas e motociclistas precisam entender que são os principais responsáveis pela própria segurança no trânsito.
"Então, nós precisamos agir especificamente sobre as motocicletas, exigindo o equipamento necessário de proteção, disciplinando esse convívio. Enfim, temos que enfrentar esses números, que são vergonhosos. Isso se faz com leis mais rígidas, com fiscalização, com controle de bebida e de uso de drogas, com normas novas, mas, acima de tudo, com uma convenção de comportamentos e atitudes dos condutores, que é quem pode efetivamente mudar o cenário. Quando o sujeito se dá conta que ele é o responsável pelo ruim e pelo bom que acontece no trânsito, ele ajuda a mudar os números."
Atualmente, há duas propostas que beneficiam os motociclistas tramitando na Câmara. A primeira delas é uma proposta de emenda à Constituição (PEC 210/12) que acaba com impostos sobre todos os equipamentos de segurança para os condutores de motos. Além da PEC, há um projeto de lei (PL 2987/12) que prevê a sinalização de moto faixa exclusiva para trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores em cidades com mais de 100 mil habitantes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.