30/08/2013 18:16 - Comunicação
30/08/2013 18:16 - Comunicação
Operadoras de telefonia celular que não possuírem rede compatível poderão ser proibidas de vender ou habilitar novas linhas até a solução dos problemas técnicos detectados.
A medida está prevista no projeto do deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul, aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor.
Confome o texto, a operadora também não poderá cobrar taxa sobre uma nova ligação, quando a chamada anterior houver sido interrompida por problemas no sistema.
O relator, César Halum, do PSD de Tocantins, ressaltou que a Agência Nacional de Telecomunicações se manifestou contrária à aprovação do projeto. A agência sustenta que as medidas já são aplicadas por meio de instrução normativa. Mas, segundo o deputado, a gravidade das dificuldades enfrentadas pelos usuários exige solução por meio de uma lei:
"A gente insiste em dizer que a Anatel privilegia as operadoras. No projeto de lei do deputado Jerônimo Goergen, ele estabelece que quando há falta de sinal, mostrando que a empresa não tem cobertura suficiente para aquele número de aparelhos, ela seja proibida de vender aparelhos. A Anatel já fez isso, mas proibiu por 2 dias e, depois, liberou de novo."
O projeto que suspende a venda e a habilitação de novas linhas de telefones celulares até a solução dos problemas técnicos será analisado por mais duas comissões.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.