29/08/2013 18:05 - Saúde
29/08/2013 18:05 - Saúde
Proposta (PL3596/12) em tramitação na Câmara altera a legislação vigente para garantir que soros, injeções e remédios tenham embalagens de fácil identificação.
O objetivo é evitar que novas mortes ocorram nos hospitais pela administração de medicamentos errados como no caso da estudante de 12 anos que faleceu ao ter recebido vaselina no lugar de soro fisiológico.
O projeto, que teve origem no Senado, já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. O relator na comissão, deputado Doutor Paulo César, do PSD do Rio de Janeiro, afirmou que o rótulo correto pode salvar vidas principalmente no pronto atendimento e nos centros cirúrgicos. Para o deputado além de proteger o paciente a rotulagem certa também vai proteger os profissionais de saúde de possíveis erros:
"É preciso que as ampolas, os materiais, os soros, os insumos estejam bem rotulados. Que esse rótulo seja realmente visível para que o profissional que está ali naquele momento de aflição, de urgência possa estar manipulando o medicamento certo."
A proposta que determina que os medicamentos tenham que ter rótulos e embalagens de fácil identificação ainda vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.