27/06/2013 17:47 - Esportes
27/06/2013 17:47 - Esportes
Comissão de Turismo e Desporto aprovou projeto de lei (PL 4204/12), de autoria do deputado Márcio Macedo, do PT de Sergipe, que estimula a atividade esportiva durante as férias escolares. De acordo com o projeto, ao longo de cada semestre, as escolas treinariam monitores preferencialmente escolhidos na própria comunidade para desenvolverem programas de esporte com os alunos durante os períodos de recesso.
Estudantes de cursos superiores de educação física também seriam aproveitados como monitores. As escolas que não tiverem espaço para desenvolver o projeto terão a opção de fazer convênio com clubes da comunidade, mas sem custos para o poder público.
O relator da proposta, deputado Onofre Santo Agostini, do PSD catarinense, afirmou que a prática esportiva pode evitar que os jovens fiquem desocupados e pratiquem delitos nas ruas.
"Se nós pegarmos esse jovem e incentivar para a prática esportiva, cultural e artística, pode ter certeza que nós vamos diminuir, sem dúvida nenhuma, a participação do jovem em droga, crimes etc. Mas para isso nós precisamos dar condição para ele. Nós temos que ter local para a prática do esporte. Organizar campeonatos, organizar prática esportiva, artística e cultural."
Rosilene Correa, diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal, aprova o projeto.
"Nós entendemos que é a melhor forma de você combater a violência que se tem hoje e isso reflete lá nas escolas. É sem dúvida uma área que deve ter investimento."
No entanto, Rosilene aponta alguns pontos do projeto que precisam ser mais esclarecidos, para não se criar ônus para as escolas.
"Tem algumas questões que não ficam bem claras [no projeto]. Quando você fala da escola treinar esses jovens para atuarem porque assim, uma situação é: isso é o ideal. Agora, é preciso também que se crie as condições para isso acontecer. Bem, não pode haver uma transferência de responsabilidade para as escolas que já sofrem com a falta de recursos humanos, por exemplo."
O projeto segue, agora, para a Comissão de Constituição e Justiça.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.