25/06/2013 20:33 - Esportes
25/06/2013 20:33 - Esportes
O diretor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Marco Klein, afirmou, nesta terça-feira, que a entidade elaborou um plano estratégico para combater o uso de substâncias proibidas no esporte e que o governo federal deve aportar recursos.
Klein participou de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto para debater a atual situação do doping no esporte brasileiro.
"Nós precisamos realmente investir. Investir muito na informação, muito na educação, porque investindo na informação e na educação, conseguimos fazer a prevenção."
Já na visão de Eduardo de Rose, professor especialista em doping e membro do COB, Comitê Olímpico Brasileiro, também é necessário investir em infraestrutura.
"No meu entendimento, nós precisaríamos de uma atualização de área física, de equipamentos, de instalações e de pessoal."
Em abril do ano que vem, será inaugurado no Rio de Janeiro o Ladetec, Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, que vai examinar os jogadores de futebol, universo pequeno de atletas face à grandiosidade dos jogos olímpicos, como salienta Eduardo de Rose.
"Mas para a Olímpiada, é uma coisa que nos preocupa, porque Olimpíada faz cerca de 6 mil controles de doping em 15 dias, então é um ritmo muito pesado para o laboratório."
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Romário, do PSB do Rio de Janeiro, afirmou que investigará se realmente o COL, Comitê Organizador Local da Copa, é quem vai pagar pela realização dos exames antidoping durante o mundial de 2014.
"Segundo o Dr. De Rose, ele afirmou aqui que é o COL e a gente vai ver se é isso mesmo."
Igualmente ex-jogador de futebol, o deputado Danrlei de Deus Hinterholz, do PSD gaúcho, defendeu o uso da coleta de sangue para apurar melhor o doping. Danrlei lembrou como era no seu tempo de atleta.
"Diferente do nosso tempo, onde o antidoping, no meu tempo como atleta, principalmente, começou a ser obrigatório para os jogos, dois atletas de cada clube fazerem o exame antidoping e era aquele exame ainda antigo, da urina, e que infelizmente no Brasil ainda é o principal. Eu acho que hoje nós já tínhamos que ter no Brasil, condições de fazer o exame de sangue."
Para a Copa do Mundo e Olímpiadas, os exames de sangue ainda terão que ser feitos na cidade suíça de Lausanne.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.