25/03/2013 17:44 - Direito e Justiça
25/03/2013 17:44 - Direito e Justiça
Deputados federais vão à cidade de Petrópolis, nesta terça-feira, avaliar os danos causados pelas chuvas que atingem a serra do Rio de Janeiro há semanas. É a segunda vez em dois anos que a região sofre as consequencias de enchentes. Em 2011, as chuvas e os deslizamentos de terra causaram a morte de aproximadamente mil pessoas - tragédia considerada o pior desastre climático da história do Brasil. Este ano, só em Petrópolis, 33 pessoas já morreram. O coordenador do grupo de deputados, Sarney Filho, do PV maranhense, explica por que os parlamentares vão até o município.
"Pra gente não só compreender a repetição desses acontecimentos trágicos, que têm ceifado vidas ano após ano, mas também para saber como é que os governos estão lidando com as adaptações climáticas. O legislativo não pode ficar de fora dessa discussão."
Os deputados também vão visitar o Morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O local foi palco de uma tragédia em 2010, quando cerca de 50 pessoas morreram por causa de um deslizamento. Até agora, vítimas esperam por moradias populares prometidas na época. Prédios que abrigariam as vítimas estão sendo demolidos por causa da má qualidade da construção. A princípio, a comitiva é formada por 9 deputados, todos do Rio de Janeiro - exceto o coordenador, Sarney Filho.
"É importante que a comissão externa seja coordenada por um deputado que não seja do Rio de Janeiro, como é meu caso, porque nós não vamos politizar o assunto, mas evidentemente nós vamos colaborar fazendo um relatório que aponte as causas, as consequências e as decisões para que se possa não haver mais repetição dessa tragédia."
Esta não é a primeira vez que a Câmara cria uma comissão exclusiva para avaliar os danos das chuvas no Rio de Janeiro. Isso também aconteceu em 2010 e 2011. Há dois anos, os deputados também criaram um colegiado especialmente para verificar o que podia ser feito para melhorar a forma como o Brasil lida com os desastres naturais. Desse debate, surgiu o texto usado como base para o que veio a ser a primeira lei federal de proteção e defesa Civil, sancionada no ano passado.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.