08/03/2013 16:46 - Política
08/03/2013 16:46 - Política
Os cerca de 10 milhões de eleitores de 14 estados e do Distrito Federal serão recadastrados pela Justiça Eleitoral para que possam votar nas eleições de 2014 por meio do sistema biométrico, aquele com identificação por impressão digital.
O eleitor deverá procurar a Justiça Eleitoral de seu município até o dia 31 de março de 2014, sob pena de ter seu título cancelado, não podendo, por exemplo, tirar ou renovar passaporte e fazer concursos públicos. A obrigação atinge inclusive eleitores cujo voto é facultativo, ou seja, maiores de 70 anos, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos de idade.
Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria torna praticamente impossível fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
A novidade conta com o apoio do deputado Hugo Leal (PSC/RJ), que destaca as vantagens do sistema biométrico.
"Eu acho que é importantíssimo. É até uma forma de você dar mais transparência ao processo eleitoral. Você já tem, com as urnas eletrônicas, trazido um debate para a sociedade com relação ao resultado efetivo da eleição e, com a biometria, isso vai melhorar muito. Até porque nós vamos ver quem é o eleitor votante, se é aquele eleitor. Que não aconteça o que acontecia há 30, 40 anos, que era a substituição. Infelizmente isso acontece até hoje."
Até as eleições municipais do ano passado, 7,7 milhões eleitores de 299 municípios utilizaram a nova tecnologia. Sergipe e Alagoas são os únicos estados que tiveram todo eleitorado recadastrado até agora. Em 2014, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o sistema biométrico deve alcançar 18 milhões de eleitores de 25 estados e do Distrito Federal. A expectativa é que, até 2018, o sistema esteja implantado em todos os municípios brasileiros.
Vale lembrar que todos os eleitores devem se recadastrar até 31 de março de 2014. No Distrito Federal, por exemplo, o agendamento pode ser feito pelo telefone 3048 4000, das 12 às 18 horas. Quem quiser também pode marcar o atendimento pela internet, no endereço www.tre-df.jus.br. No dia do recadastramento, os eleitores deverão apresentar o título de eleitor, um documento de identificação e um comprovante de domicílio.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.