15/02/2013 16:17 - Segurança
15/02/2013 16:17 - Segurança
Parlamentares da comissão externa da Câmara que acompanha as investigações do incêndio na boate Kiss estiveram, nesta sexta-feira, na cidade gaúcha de Santa Maria para uma série de encontros com as autoridades locais.
Junto com representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Santa Maria, integrantes da comissão da Câmara dos Deputados conversaram com o prefeito, Cezar Schirmer (PMDB), com os bombeiros e com a polícia civil para saber do encaminhamento das investigações.
Segundo o deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB/RS), coordenador da comissão externa, Santa Maria ainda não retomou seu clima de tranquilidade.
"Há uma certa tensão aqui por um constrangimento por parte da prefeitura e da brigada militar. Cada um tentando se defender e o objetivo da comissão não é, de maneira nenhuma, aumentar o estresse, aumentar a pressão, aumentar a angústia, mas aumentar a transparência e trazer um pouco de equidade de um órgão afastado, que é a Câmara federal, que não tem uma competência específica, mas eu acho que tem um papel político muito importante se tiver serenidade para contribuir tanto na elucidação disso, como também com uma estrutura jurídica de prevenção."
O deputado disse ainda que é cedo para se chegar a conclusões definitivas, mas, de acordo com o que já foi divulgado, o material usado para revestir o teto da casa noturna contribuiu muito para o elevado número de mortes. Pelo menos 239 frequentadores perderam a vida e mais de 100 ficaram feridos na tragédia ocorrida no dia 27 de janeiro.
A comissão externa da Câmara é presidida pelo deputado Paulo Pimenta (PT/RS). O plano de trabalho definido no início do mês inclui medidas como ouvir especialistas para elaborar um projeto com os parâmetros mínimos de prevenção a incêndios, que deverão ser os mesmos para todo o País.
A primeira audiência pública está marcada para a próxima terça-feira. No encontro, estão previstos a apresentação de laudo técnico pelo Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Rio Grande do Sul; explicações sobre a legislação atual por técnicos da Câmara; e um relato sobre o andamento das investigações, a cargo do deputado Nelson Marchezan Junior.
O incêndio em Santa Maria é considerado o mais trágico da história do Rio Grande do Sul e contabilizou o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.