15/02/2013 13:25 - Educação
15/02/2013 13:25 - Educação
A comissão especial da Câmara que analisa proposta de reformulação do ensino médio realiza audiência pública nesta terça-feira. A convidada é a professora representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Carmem Moreira de Castro Neves. Além da avaliação dos cursos de mestrado e doutorado e do investimento nesses cursos, a Capes também é responsável, desde 2007, pela formação e capacitação de professores da educação básica, atuando na integração entre pós-graduação, formação de professores e escola básica.
O presidente da comissão especial, deputado Reginaldo Lopes, do PT mineiro, acha que hoje o ensino médio não cumpre suas finalidades de preparar o jovem para a continuidade do estudo, para o exercício pleno da cidadania e para o mundo do trabalho. Para ele, o ensino médio se transformou em mera etapa intermediária de acesso à universidade.
"Mas como etapa intermediária de acesso à universidade, ele também não cumpre o seu papel, porque ele não desperta no jovem a sua vocação acadêmica, sua vocação à pesquisa, à ciência; portanto, talvez seria necessário o Brasil criar um amplo programa, em especial para aqueles jovens que têm de 15 a 17 anos e que se encontram no mundo do trabalho, que têm que estudar o seu segundo grau na parte da noite por necessidade financeira. Talvez, ele deveria ter um programa de acesso à pesquisa júnior, de acesso a monitorias. Então, nós queremos discutir um pouco isso."
Segundo Reginaldo Lopes, a comissão especial que estuda propostas para a reformulação do ensino médio está encerrando uma etapa de debates com órgãos responsáveis pelo ensino médio no Brasil. A segunda etapa será de audiências públicas na Câmara, ouvindo movimentos da sociedade civil ligados à área, e de audiências em cada estado do país, com a participação das secretarias estaduais de educação, para conhecer suas realidades e eventuais modelos inovadores que estejam sendo implementados.
A intenção é concluir todo esse trabalho até o início do segundo semestre, quando serão apresentadas algumas diretrizes para consolidar o papel do ensino médio no Brasil. A audiência pública desta terça-feira, com a Capes, está prevista para as duas e meia da tarde.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.