17/01/2013 17:12 - Meio Ambiente
17/01/2013 17:12 - Meio Ambiente
Selo para informar ao consumidor os níveis de emissão de gases poluentes por automóveis pode virar lei. Projeto (3013/11) do deputado Félix Mendonça Júnior, do PDT da Bahia, determina que o Selo Pro-Ar seja fixado no para-brisa de todos os veículos novos nacionais ou importados.
O relator na Comissão de Meio Ambiente, deputado Ricardo Tripoli, do PSDB de São Paulo, acrescentou à proposta que o selo adote os critérios do sistema de certificação do Ibama para as emissões de veículos leves. Segundo o deputado, as novas regras vão estimular tanto a produção de automóveis ecologicamente corretos quanto a compra de veículos menos poluentes.
"Um selo dessa qualificação vai fazer com que as montadoras, obviamente, se readaptem a um novo tempo. Ou seja, vão buscar dentro da classificação dos veículos, nas suas categorias, as emissões de CO2 de menor impacto. E, obviamente, quem vai adquirir um veículo, é a mesma coisa quando você vai adquirir um produto: você quer saber se tem validade, se já venceu a validade, quais as características que ele tem, qual é a formatação que ele tem. Em relação ao veículo, é a mesma coisa: com que combustível ele frequenta, qual é a matriz energética, se ela é mais poluente, se ela é menos poluente. Isso vai facilitar bastante"
Já a diretora administrativa do Instituto de Energia e Ambiente, Carmen Araújo, acredita que, sem conscientização, o novo selo não vai mudar o comportamento do consumidor.
"O consumidor hoje é bombardeado com uma série de informações e o que a gente percebe é que nem sempre a questão do consumo de combustível é a mais impactante na decisão de compra. Então, o impacto não é imediato, porque tem um trabalho de conscientização, em paralelo, para que o consumidor não busque outros atributos do veículo que podem até ser negativos, como a potência do motor"
Aprovado na Comissão de Meio Ambiente, o projeto que institui selo para identificar os níveis de emissão de gases poluentes por automóveis segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça, sem necessidade de aprovação em Plenário.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.