26/12/2012 08:32 - Economia
26/12/2012 08:32 - Economia
Veículos elétricos e híbridos, bem como suas peças, poderão ter benefícios tributários. Projeto aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico estabelece que a venda ou a importação de veículos e peças terão isenção do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados. Também está prevista isenção do PIS/PASEP e COFINS. O texto aprovado na comissão é o substitutivo do deputado Antonio Balhmann (PSB/CE). Ele ressalta que o Brasil não pode perder a oportunidade de se destacar na tecnologia de carros elétricos e híbridos.
"Se há um cenário novo e agora o carro elétrico, então o Brasil, que tem uma matriz energética limpa que gera energia elétrica, e através desses estímulos propostos no nosso substitutivo, ele possa assim ter a possibilidade de se afirmar no mercado mundial, estimulando a produção de veículos ou híbridos, ou complemente elétricos."
O engenheiro Elifas Gurgel é presidente do Clube do Carro Elétrico. Preocupado com os rumos da mobilidade e com o uso da energia no mundo, ele foi aos Estados Unidos e trouxe a trecnologia para converter carros a combustão para veículos elétricos. Desde 2009, ele já rodou mais de 40 mil quilômetros com seu carro movido a eletricidade. Ele avalia positivamente os benefícios tributários para o setor. Elifas Gurgel ressalta que a o custo para montar um carro elétrico ainda é alto, pois a tecnologia é recente e ainda não é produzida em grande escala. No entanto, ele acredita que isso vai mudar no médio prazo. Ele só tem elogios para o carro elétrico: é mais silencioso e tem um rendimento melhor que os carros convencionais, algo que se reflete em economia de combustível.
"No meu caso, a cada 25 reais que eu gasto de energia, eu gastaria 100 reais para percorrer a mesma distância. Eu ando com um carro elétrico, fiz a conversão de um Gol. Então a questão econômica é muito forte, é uma grande vantagem."
A proposta que concede benefícios tributários para carros híbridos ou movidos a eletricidade agora será analisada pela Comissão de Finanças e Tributação.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.