28/11/2012 19:09 - Esportes
28/11/2012 19:09 - Esportes
O brasileiro só vai saber quanto vai custar as Olimpíadas de 2016 a partir do ano que vem. Segundo o presidente da Autoridade Pública Olímpica, neste momento estão sendo definidos projetos básicos e executivos e os valores só podem ser levantados depois do projeto elaborado.
Márcio Fortes, que já foi ministro das Cidades, participou nesta quarta-feira de audiência da Comissão de Turismo e Desporto e destacou que algumas obras já estão em andamento e outras ainda vão entrar na fase de execução. A partir daí, de acordo com Fortes, será possível fechar a conta.
"A gente só pode somar os números todos quando os projetos estiverem no mesmo plano, ou seja, a gente chama de maturidade, todos os projetos avaliados, mensurados para a gente poder fazer uma soma. Caso contrário, estaremos misturando projetos com valor de referência com projetos com valores já quantificados. É a mesma coisa que somar banana com laranja. Não daria certo."
Os prazos das obras estão justos, mas serão cumpridos. É o que afirma o assessor especial da Casa Civil do Rio de Janeiro, Luís Otávio de Aguiar Second. Ele explica que o Comitê Olímpico Internacional vem ao Brasil a cada três meses para acompanhar as obras, que deverão ficar prontas em 2015.
"Porque nós temos eventos-teste. O evento-teste tem de ocorrer na mesma época da Olimpíada. Então tem que ser um ano antes, porque um atleta que vai velejar, vai depender das mesmas condições de vento, mesmas condições de temperatura, mesma situação. O remo também. Alguma competição indoor, um basquete, um vôlei, não necessariamente. Neste caso, o Maracanãzinho já está pronto."
Vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, o deputado Afonso Hamm (PP/RS) anunciou que um grupo de deputados deve visitar o Rio para vistoriar as obras.
"Parece, neste momento, que a atenção do Brasil está só referente à Copa do Mundo de Futebol. Mas nós temos que nos preocupar com as Olimpíadas, esta organização, os valores investidos e a segurança da realização de um grande evento."
Segundo Afonso Hamm, a intenção é agendar a visita para o mês de dezembro.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.