08/10/2012 14:57 - Política
08/10/2012 14:57 - Política
O presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chavez, terá que dialogar mais com a oposição para governar.
A expectativa á da jornalista Malena Rebhein, que participou, nestas eleições, do programa de acompanhamento eleitoral, a convite do Conselho Nacional Eleitoral, órgão que compe o poder eleitoral da Venezuela.
Pela quarta vez consecutiva, Chavez foi eleito presidente da Venezuela.
Desta vez, ele concorreu com Henrique Caprilles numa eleição considerada histórica, que mobilizou 81% dos eleitores, muito diferente das eleições de 2005, quando um protesto da oposição levou 75% dos eleitores a se absterem de votar.
Segundo Malena Rebhein, a relação de forças na Venezuela será realmente conhecida com as eleições para governadores, prevista para dezembro.
"O que a gente pode perceber agora é que deverá haver um diálogo maior, porque a oposição agora tem uma capacidade de pressão muito maior, e o chaves não deve fazer pouco caso disso. o que se espera é que ele não tenha tanta facilidade, embora ele tenha maioria na assembleia nacional ainda, para fazer tudo que queira. talvez o que se espera é que haja mais cobrança por parte da oposição, de todos esses setores que apoiaram o projeto do Henrique Caprilles"
No discurso logo após o resultado das urnas, Caprilles reconheceu o resultado, agradeceu a votação recebida, e pediu que Hugo Chavez respeite os que não votaram nele.
Por sua vez, Hugo Chavez garantiu que a voz da minoria será ouvida e afirmou que seu projeto é consolidar o que ele chama de socialismo do Século 21.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.