12/09/2012 16:48 - Esportes
12/09/2012 16:48 - Esportes
Projeto (4204/12) estimula a atividade esportiva durante as férias escolares. O texto determina que, ao longo de cada semestre, as escolas treinem monitores da própria comunidade para desenvolverem programas de esporte com os alunos durante os períodos de recesso. Estudantes de cursos superiores de educação física também poderão ser aproveitados como estagiários. E as escolas que não tiverem espaço para a prática esportiva terão a opção de fazer convênio com clubes da comunidade, mas sem custos para o poder público. Autor do projeto, o deputado Márcio Macêdo, do PT de Sergipe, argumenta que o esporte nas férias tem efeito concreto na socialização de crianças e adolescentes.
"A juventude está muito exposta às drogas, à ociosidade e a descaminhos, sobretudo nas periferias das grandes cidades ou nos diversos rincões do país. O esporte possibilita maior socialização, preenche o tempo com atividade saudável, distancia os jovens do crime e das drogas e também coloca a escola em contato com a comunidade no período de seu recesso."
Pedagoga da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Mônica Fonseca também vê vantagens práticas nessa medida.
"A gente vê que faltam espaços para a prática de esporte e acho que as férias podem ser um importante momento para esses estudantes praticarem os esportes que desejam. As férias têm que ser um momento mais livre mesmo. É um projeto que pode estimular a prática do esporte, principalmente nas escolas públicas, onde a prática da educação física muitas vezes é atropelada pelos conteúdos."
O projeto que estimula o esporte nas férias escolares tramita conclusivamente nas Comissões de Educação, de Turismo e Desporto e de Constituição e Justiça da Câmara. Em caso de aprovação, poderá seguir diretamente para a análise do Senado.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.