24/08/2012 12:47 - Esportes
24/08/2012 12:47 - Esportes
A Câmara poderá regulamentar a prática das Artes Marciais Mistas ou MMA. Está em análise na Casa projeto de lei do deputado Acelino Popó, do PRB da Bahia, que dá ao MMA o status de esporte e luta. Se a proposta for aprovada, o MMA poderá ser praticado de forma lúdica, amadora ou profissional em todo o País, por adultos e jovens com mais de 18 anos. Apenas o lutador profissional poderá dar aulas e treinamento especializado de MMA.
Segundo Popó, a modalidade esportiva é a que mais cresce no País. Ele contou que o Brasil tem os melhores lutadores e milhões de telespectadores assistem as lutas transmitidas nos canais abertos e fechados de TV. Mas a regulamentação do MMA é polêmica, devido ao alto grau de violência das lutas. Em dezembro de 2011, em evento amador nos Estados Unidos, um lutador iniciante de apenas 20 anos teve a medula esmagada e dificilmente voltará a andar.
Lutador e campeão de boxe, o deputado Popó, afirma que quer regulamentar o MMA porque o esporte proporciona a inclusão social de jovens. Para ele, a luta pode ser um meio para mudar a vida de muita gente. (sonora)
O ex-campeão de boxe Eder Jofre discorda. Ele acredita que a violência do MMA é injustificável. (sonora)
O projeto do deputado Popó estabelece que o Executivo deverá criar os conselhos federal e regionais de MMA. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.
Outro projeto em análise na Casa quer proibir a transmissão do MMA em canais abertos e fechados de TV.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.