14/08/2012 16:44 - Esportes
14/08/2012 16:44 - Esportes
Presidente da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputada Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, promete tomar providências após denúncias de exploração sexual em escolinhas e clubes de futebol. Série de reportagens do jornal Correio Braziliense denuncia casos de meninos violentados por treinadores.
Em discurso no plenário, a deputada disse que a CPI deve convocar o presidente da CBF, José Maria Marin, para prestar esclarecimentos na próxima reunião da comissão, prevista para terça-feira, dia 21. Kokay criticou a CBF e o Ministério do Esporte por se omitirem quanto a abusos sexuais cometidos dentro de clubes:
"Não podemos mais escutar das autorizades, que deveriam fiscalizar e proteger nossas crianças e nossos adolescentes, a resposta de que abuso sexual é caso de polícia e que nós não temos nada a ver com isso. Tem sim. O Estado tem que fiscalizar essas relações e a CBF também tem que fiscalizar."
Kokay disse ainda que a CPI quer discutir alterações na Lei Pelé para responsabilizar, na esfera civil e penal, os clubes em que se constatar violência contra crianças e adolescentes. A parlamentar ressaltou o peso da responsabilidade dos clubes que alimentam a esperança de meninos que sonham em ser jogadores de futebol, mas que também negligenciam sua proteção. Por isso, quer que os clubes sejam resposabilizados pelo atendimento psicológico desses meninos.
"Porque o que nós estamos vendo é que as nossas crianças e os nossos adolescentes vítimas de violência sexual não têm atendimento para que possam resignificar as suas vidas e ficam carregando a vitimização. E carregando esta marca que, muitas vezes, não fica no corpo, mas seguramente fica na alma."
Para que haja maior controle, Erika Kokay propôs também o registro de todas as escolhinhas de futebol e de seus profissionais nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e o acompanhamento por parte dos Conselhos Tutelares. As iniciativas apresentadas pela parlamentar no plenário da Câmara também serão discutidas na próxima reunião da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.