01/08/2012 19:12 - Esportes
01/08/2012 19:12 - Esportes
Ministro da Aviação Civil garante, na Câmara, que obras em aeroportos estarão concluídas até a Copa de 2014. Wagner Bittencourt participou de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto que debateu, nesta quarta-feira, o plano de investimento e as obras de modernização, adaptação e recuperação aeroportuária. Diante de críticas quanto a supostos atrasos no cronograma de obras, o ministro afirmou que o país chegará a 2014 com aeroportos mais seguros, com menos atrasos nos vôos, com funcionários mais bem capacitados e com maior capacidade de atendimento aos passageiros.
"Os ganhos esperados com o investimento na rede da Infraero temos aqui: 10,5 mil metros de pista a mais, 380 mil metros quadrados de pátio, 289 mil metros quadrados de terminais de passageiros atendendo e aumentando a capacidade em 95 milhões de passageiros/ano. Isso significa algo em torno de 53% do volume de passageiros transportado em 2011. Tudo isso será concluído até o ano de 2014 para atender a Copa do Mundo".
Recentemente, os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas foram privatizados. Segundo Bittencourt, o montante de investimentos públicos e privados até a Copa será de 8 bilhões e 400 milhões de reais. O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys, afirmou que algumas empresas, inclusive, já estariam investindo além do previsto no contrato de concessão.
"Eles estão se propondo a fazer investimentos a mais do que foi colocado. Por exemplo, um terminal para 5 milhões de passageiros, eles já estão dizendo que vão fazer com 9 milhões de passageiros. Para eles, pode ser vantajoso já antecipar investimentos que eles terão de fazer logo depois".
O novo terminal de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, terá capacidade de 12 milhões de passageiros, 5 milhões a mais do que o previsto na privatização. Ainda não há decisão do governo quanto a novas concessões. O Galeão, no Rio, que permanece sob administração da Infraero, terá a capacidade ampliada dos atuais 17 milhões para 44 milhões de passageiros, assim que seus dois terminais estiverem em pleno funcionamento. O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado José Rocha, do PR baiano, reafirmou a intenção dos parlamentares de visitar todas as 12 sedes da Copa a fim de acompanhar o andamento das obras nos estádios, nos aeroportos e de mobilidade urbana.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.