14/02/2012 14:57 - Política
14/02/2012 14:57 - Política
Em reunião nesta terça-feira, a bancada feminina da Câmara definiu a agenda de atividades para a semana do Dia das Mulheres. No dia 6 de março, pela manhã, haverá uma sessão solene para celebrar a data. Uma das convidadas será a corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon.
À tarde, um seminário no auditório Nereu Ramos discutirá os aspectos sobre a mulher trazidos pelo relatório de desenvolvimento do Banco Mundial no Brasil e os 80 anos do voto feminino. Esse também será o tema de uma exposição na galeria do corredor do plenário.
As deputadas ainda vão definir a possível realização de uma comissão geral para discutir o aumento da participação política das mulheres, como explica a deputada Erika Kokay, do PT do Distrito Federal.
"É preciso marcarmos o direito da mulher de votar, mas avançarmos numa discussão com o conjunto da sociedade que não temos uma democracia real enquanto tivermos apenas 8,7% de mulheres (na política)."
Uma representante da bancada feminina deve se reunir com os líderes partidários para elaborar uma pauta de votações de interesse da mulher. Segundo a deputada Dalva Figueiredo, do PT do Amapá, a bancada vai marcar uma reunião com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, para discutir a aposentadoria das donas de casa.
"Então nós queremos conversar com o ministro pra saber o estágio em que está. Queremos discutir aqui e agilizar o andamento desse projeto."
Donas de casa com renda familiar de até dois salários mínimos têm o direito de recolher o benefício e receber o salário-mínimo. Mas é preciso ter no mínimo 60 anos de idade e 15 anos de contribuição.
A reunião da bancada feminina também contou com as deputadas Rosane Ferreira, do PV do Paraná, Carmem Zanotto, do PPS de SC, e Romanna Remó, do PMDB de Santa Catarina.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.