04/10/2011 16:32 -
04/10/2011 16:32 -
Um grupo de parlamentares e entidades ligadas aos direitos dos animais estiveram com o presidente da Câmara, Marco Maia, nesta terça-feira, para pedir a inclusão na pauta do Plenário do projeto (PL 7291) que proíbe o uso de animais em circos.
Segundo o deputado Ricardo Izar, do PV de São Paulo, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, 9 estados já adotam a proibição. O deputado explica os próximos passos da frente.
"Existem muitas leis em relação aos direitos dos animais tramitando na Casa. O que a gente quer é ver se até o ano que vem a gente consegue fazer uma consolidação destas leis dentro de um código de defesa dos animais".
O presidente da Câmara, Marco Maia, sugeriu que o assunto seja levado ao colégio de líderes. O presidente da Veddas, Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos dos Animais em Sociedade, Jorge Guimarães, também pediu o engavetamento do projeto (PL 4548/98) que, segundo ele, descriminaliza os maus tratos a animais domésticos.
"A nossa Constituição federal já garante indistintamente a proteção a todos os animais sem diferenciar se são nativos, exóticos, domésticos ou domesticados. Então, essa alteração é um ato inconstitucional que vem somente atender interesses da indústria de rodeios, vaquejadas, aquelas que vêm sofrendo justamente proibições por maus tratos a animais domésticos e domesticados".
O projeto que proíbe o uso de animais em circos já foi aprovado nas comissões temáticas da Câmara.
De Brasília, Sílvia Mugnatto.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.