15/04/2026 18:55 - Comunicação
Radioagência
Comissão debate violência de gênero no ambiente digital
COMISSÃO DEBATE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO AMBIENTE DIGITAL. A REPÓRTER JULIA LOPES ACOMPANHOU O SEMINÁRIO NA CÂMARA.
A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher discutiu políticas de proteção, segurança e estratégias mais eficazes focadas na violência de gênero em eleições e nos ambientes virtuais.
O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil e deu continuidade ao seminário voltado ao fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres.
A antropóloga e pesquisadora da Universidade de São Paulo, Beatriz Accioly, alertou para o uso de novas tecnologias na prática de violência contra mulheres, como a produção e disseminação de imagens sem consentimento por meio de inteligência artificial.
Para ela, a responsabilização não deve recair apenas sobre quem produz o conteúdo, mas também sobre as plataformas que permitem sua circulação.
“A gente tem que olhar para como esse ambiente funciona, para as plataformas, para os incentivos que organizam a circulação. Esse tipo de conteúdo gera engajamento e valor. Sem esse nível de análise, a responsabilidade fica só com o usuário e a gente deixa de olhar para a estrutura que torna isso possível. A discussão sobre regulamentação de plataformas não é periférica.”
O evento foi solicitado pela deputada Luizianne Lins (Rede-CE), que destacou a importância da integração entre os poderes para avançar nas políticas de combate à violência contra a mulher.
“Isso não pode ser algo artificial. É preciso respeito. Estamos criando esse espaço de diálogo, mas também avançando em ações concretas, com articulação entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo.”
A representante do Ministério das Mulheres, Janara Kalline, afirmou que a internet ainda não é um ambiente seguro para mulheres. Segundo ela, a violência digital cresce de forma acelerada e atinge principalmente meninas e mulheres jovens.
Ela ressaltou que entre as iniciativas do Ministério das Mulheres está a capacitação de atendentes do Ligue 180 para lidar com denúncias de crimes virtuais.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Julia Lopes.








