11/02/2026 15:58 - Saúde
11/02/2026 15:58 - Saúde
COMISSÃO DE SAÚDE APROVA PROJETO QUE PROÍBE A VENDA E O USO DO CHUMBINHO NO BRASIL. A REPÓRTER SOFIA PESSANHA TEM MAIS DETALHES.
A Comissão de Saúde aprovou projeto (PL 2278/24) que proíbe desde a venda até a utilização do “chumbinho” em todo o país. A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9605/1998) com o objetivo de proibir o uso da substância tóxica como método de controle de pragas em áreas urbanas e rurais.
Pelo texto fica proibido, em todo o território nacional, o porte, a venda, a fabricação e a utilização, para qualquer finalidade, do chumbinho.
Além disso, a proposta garante a segurança da população, a proteção do meio ambiente e a preservação da vida animal, refletindo um compromisso com a saúde pública e a sustentabilidade ambiental. O projeto sugere que os poderes públicos federal, estaduais, distritais e municipais aprimorem a fiscalização e desenvolvam políticas de conscientização, como explicou o deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), relator na comissão.
“Fortalecer também com campanhas de conscientização para que a população, a sociedade como um todo, tenha consciência dos perigos e dos riscos do envenenamento humano, animal e também da contaminação dos mananciais através desse produto que é tão nocivo à saúde humana, animal e ambiental.”
A substância tóxica Aldicarbe, conhecida popularmente como “chumbinho”, é extremamente tóxica e perigosa para a saúde humana. A ingestão acidental, mesmo em pequenas quantidades, pode levar a envenenamentos graves e fatais.
Por isso, o deputado Marcelo Queiroz (PSDB-RJ), autor do projeto, ressaltou no texto que a “medida se faz necessária devido aos graves riscos que o uso indiscriminado desse produto representa para a saúde pública, o meio ambiente e os animais domésticos e selvagens.”
Em caso de descumprimento da lei, a proibição poderá ser de multa em, no mínimo, cinco salários mínimos, além das demais penalidades previstas em lei.
Agora o projeto que proíbe desde a venda até a utilização do “chumbinho” em todo o país segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara de Brasília, Sofia Pessanha.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.