11/02/2026 14:55 - Transportes
11/02/2026 14:55 - Transportes
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE AUMENTA SEGURANÇA DE PEDESTRES COM DEFICIÊNCIA. A REPORTER MARIA NEVES TEM OS DETALHES.
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou projeto do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) que visa a aumentar a proteção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no trânsito. A proposta prevê expressamente que os condutores de qualquer tipo de veículo serão sempre responsáveis pela segurança dos pedestres, especialmente das pessoas com problemas de locomoção.
Como ressalta o relator, deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO), o Código de Trânsito já determina que os motoristas são responsáveis pela segurança dos pedestres, mas não faz menção específica à proteção das pessoas com deficiência.
“O projeto visa alterar o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, que é um artigo que visa à proteção dos carros maiores para os menores, dos menores para os ciclistas e motocicletas, e dos ciclistas e motocicletas, todos, para os pedestres, traz uma condição declaratória de proteção ainda maior para as pessoas com vulnerabilidade e deficiência no trânsito. Então essas pessoas com capacidade reduzida e deficiência são inseridas agora no corpo desse texto.”
Alexandre Guimarães ressalta que o Brasil já conta com normas que reforçam a proteção das pessoas com deficiência no trânsito, como a Lei Brasileira de Inclusão. O deputado sublinha que esta legislação impõe ao poder público e aos particulares o dever de garantir acessibilidade e segurança no uso das vias públicas e dos serviços de mobilidade urbana.
No entanto, na opinião do deputado, ainda assim a mudança na lei é fundamental, por dar ênfase ainda maior à responsabilidade dos motoristas. Segundo ele, sem isso, a proteção dos pedestres com deficiência ou mobilidade reduzida permaneceria prejudicada.
A proposta que reforça a proteção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no trânsito ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.