09/02/2026 23:00 -
Radioagência
Câmara aprova projetos que oficializam retiros espirituais durante o Carnaval
CÂMARA APROVA SEMANA NACIONAL DE RETIROS CULTURAIS E E RECONHECE EVENTOS RELIGIOSOS DE CAMPINA GRANDE COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL. VAMOS SABER MAIS COM O REPÓRTER MARCIO ACHILLES SARDI.
A poucos dias do Carnaval, a Câmara dos Deputados aprovou dois projetos que incluem no calendário oficial manifestações religiosas como eventos e retiros procurados por famílias, principalmente cristãs, que querem fugir dos festejos.
Um dos projetos aprovados (PL 756/25) reconhece como manifestação da cultura nacional os eventos religiosos do Carnaval da Paz, em Campina Grande, na Paraíba.
Entre os objetivos da proposta estão consolidar Campina Grande como destino de referência para o turismo religioso e de eventos e atrair investimentos públicos e privados para a infraestrutura turística e de serviços da região.
O projeto deixa claro que os investimentos públicos nos eventos deverão respeitar o orçamento e as leis de responsabilidade fiscal.
O projeto original, apresentado pela deputada Simone Marquetto (MDB-SP), fazia referência aos dois principais eventos religiosos que ocorrem em Campina Grande durante o Carnaval, o católico Crescer e o evangélico Consciência Cristã.
O relator, deputado Romero Rodrigues (PODE-PB), disse que desde os anos 90 Campina Grande criou um nicho de mercado com os eventos religiosos.
Romero Rodrigues: “Recebe, portanto, pessoas do Brasil e de fora do Brasil. Nesse período, Campina Grande consegue ter uma taxa de mais de 90% de ocupação da rede hoteleira da cidade e reúne mais de 200 mil pessoas durante o período do Carnaval.”
Este projeto seguiu para análise do Senado. Já o outro projeto, que também trata de retiros espirituais, seguiu para sanção presidencial e pode virar lei.
Esta proposta (PL 509/20) cria a Semana Nacional de Retiros Culturais, a ser comemorada, anualmente, da sexta-feira de Carnaval até a Quarta-feira de Cinzas, em todo o país.
De acordo com o texto, já aprovado pelo Senado, nesse período serão realizadas atividades ligadas à cultura cristã, como palestras, seminários, cursos, shows, encontros de louvor e orações.
A proposta contou com parecer favorável das deputadas Roseana Sarney (MDB-MA) e Laura Carneiro (PSD-RJ) nas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça. No Plenário, foi aprovada de maneira simbólica, sem votos contrários.
O projeto foi defendido pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA).
Hildo Rocha: “A ideia é para possibilitar que, durante este período, tenha uma alternativa ao feriado de carnaval, para que os evangélicos possam fazer, se reunir, realizar seus eventos. Eventos onde existem palestras, shows, esses shows são shows gospel, e que em vários estados já existem.”
A Câmara dos Deputados aprovou ainda projeto (PL 1743/24) que altera o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. Entre as alterações, muda o nome do cargo de Secretário-Geral Adjunto da OAB para Corregedor-Geral. O projeto seguiu para o Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Marcio Achilles Sardi.








