09/02/2026 16:50 -
09/02/2026 16:50 -
PLENÁRIO PODE VOTAR ACORDO ENTRE O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPEIA JÁ NA ÚLTIMA SEMANA DE FEVEREIRO. VAMOS OUVIR, NA REPORTAGEM DE LUIZ GUSTAVO XAVIER.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), e relator do acordo entre União Europeia e Mercosul, afirmou que o texto pode ser votado em Plenário na semana após o carnaval. Chinaglia vai apresentar o seu parecer na comissão mista da representação brasileira no Parlasul nos próximos dias.
Arlindo Chinaglia: “Quando há um acordo internacional, cabe ao Congresso aprovar ou rejeitar. Não cabe nenhuma alteração de conteúdo.”
Assinado em janeiro após mais de duas décadas de negociação, o tratado tem milhares de páginas e precisa ser confirmado pelos parlamentos dos blocos comerciais para começar a valer. O acordo prevê que ambos os blocos eliminem ou reduzam gradualmente até 90% das tarifas de importação e exportação de diversos produtos no período de uma década. O texto assinado pelos dois blocos econômicos precisa ser confirmado pelos parlamentos locais para entrar em vigor.
Da rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.