05/02/2026 17:19 - Comunicação
Radioagência
Programa Brasil Digital leva comunicação pública a pequenos e médios municípios
PROGRAMA BRASIL DIGITAL, COM PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO E DA TV CÂMARA, CHEGA ÀS CIDADES DE SAPEZAL, EM MATO GROSSO, E ASSIS CHATEAUBRIAND, NO PARANÁ. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER JOSÉ CARLOS OLIVEIRA.
Sapezal, em Mato Grosso, e Assis Chateaubriand, no Paraná, já contam com o conteúdo da Rede Legislativa e da EBC por meio do Programa Brasil Digital, criado pelo Ministério das Comunicações, em 2024, para ampliar a oferta do serviço de radiodifusão digital de sons e imagens. A estações transmissoras começaram a operar em dezembro, em Sapezal, e agora em janeiro, em Assis Chateaubriand. Tucuruí, no Pará; Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul; Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul; Jacarezinho e São Mateus do Sul, no Paraná; e Divinópolis, em Minas Gerais, fizeram parte do projeto-piloto. Ao todo, cerca de 400 municípios foram selecionados por meio de editais de chamamento público. O supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Carlos Neiva, explica o conteúdo disponível.
Carlos Neiva: “Nós esperamos que, tanto Sapezal quanto o restante dos municípios que fazem parte do programa, tenham esses sinais de televisão com conteúdo local, das Câmaras Municipais, conteúdo estadual, das Assembleias e federal aqui da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, aproximando o cidadão, trazendo transparência que é tão importante para a população. Em Assis Chateaubriand, além do canal da Rede Legislativa, que está sendo em parceria com a Assembleia Legislativa, nós teremos também inauguração da estação da EBC, também pelo programa.”
O presidente da Câmara Municipal de Sapezal, Antônio Rodrigues da Silva, avalia a experiência da TV Digital na cidade mato-grossense, com cerca de 30 mil habitantes.
Antônio Rodrigues da Silva: “Vamos ter a oportunidade de levar a informação e tudo o que acontece no Poder Legislativo e oferecer para o cidadão essa transparência. A população recebeu isso com muita alegria, até porque nós não temos TV local aqui na cidade e o cidadão não se adaptou ainda com as redes sociais, com Instagram, com Facebook. Até porque, nas mídias sociais, ainda se existe muito fake. O cidadão se sente seguro no jornalismo. A TV aberta tem a credibilidade. O rádio tem a credibilidade do cidadão.”
A Câmara Municipal de Sapezal se inscreveu como instituição parceira do Programa Brasil Digital e forneceu o local para instalação da estação transmissora. A infraestrutura da estação, os equipamentos de transmissão, o projeto técnico e o licenciamento foram providenciados pela EAD/Seja Digital, entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações para operacionalizar a migração do sinal de TV analógico para o digital no Brasil e implementar políticas de radiodifusão e telecomunicações.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira.








