05/02/2026 16:34 -
05/02/2026 16:34 -
AVANÇA NA CÂMARA PROJETO QUE CRIA UMA POLÍTICA INTEGRADA PARA PREVENIR QUEDAS DE PESSOAS IDOSAS. QUEM TEM AS INFORMAÇÕES É A REPÓRTER SOFIA PESSANHA.
As quedas estão entre as 10 condições de saúde que mais levam à incapacidade funcional, segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros. Visando a saúde e o bem-estar da pessoa idosa, a Comissão de Saúde aprovou projeto (PL 4376/24) que cria a Política Nacional de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas (PNPQPI).
O principal objetivo é reduzir o número de quedas, suas consequências físicas, psicológicas e emocionais, além de promover o envelhecimento ativo e saudável da população idosa.
Um dos autores da proposta, o deputado Luiz Couto (PT-PB), salientou que, atualmente, o Brasil não possui uma política nacional voltada para a prevenção de quedas. E, com isso, a nova política visa atender essa demanda, proporcionando diretrizes e cooperação intersetorial nas áreas de saúde, assistência social, urbanismo e transporte, por exemplo.
O projeto propõe ações amplas, como: programas de exercícios físicos específicos que fortalecem o equilíbrio e a mobilidade; melhorias na infraestrutura urbana e nos ambientes residenciais; campanhas educativas sobre a importância da prevenção de quedas e a capacitação de profissionais de saúde e cuidadores.
O deputado Allan Garcês (PP-MA), relator na comissão, ressaltou que a proposta não apenas reforça uma questão de saúde pública no Brasil e no mundo, mas também reduz os impactos financeiros para o sistema de saúde.
Allan Garcês: “Pois se trata de inovação legislativa necessária e essencial para as pessoas idosas. Além do mais, medidas preventivas de saúde sempre economizam recursos financeiros do Estado, pois, ao evitar as quedas, haverá certamente redução de gasto de recursos públicos com cirurgias e procedimentos médicos invasivos.”
Agora, o projeto que cria a Política Nacional de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara de Brasília, Sofia Pessanha.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.